Doutrinação
Jornalismo é publicar aquilo que alguém não quer que se publique. Todo o resto é publicidade.
George Orwell
Resolvi começar com essa célebre frase do escritor George Orwell. Esse não é um assunto simples de debater e não é a primeira vez que falo sobre isso aqui, mas talvez seja a primeira vez que falo do tema sem máscaras.
Doutrinação na teoria, é quando você ou um orgão ou Estado ou entidade (fica a seu gosto) utiliza-se de meios de controle das massas e dos indivíduos, fechando o seu caminho seja por meio monetário ou intelectual (o mais usado) para que eles tenham a sua visão e os seus fins. Na prática, bem...
Doutrinar atualmente tá na moda. Quer receber câncer fresquinho? Basta ligar os televisores e mesmo sem querer dar muita atenção, você vai receber uma mensagem subliminar a cada dois minutos, vão te fazer acreditar que tudo que você acredita é careta, e que ser como eles (mesmo caso da internet também) é descolado. Td em vc (e quando eu digo tudo, é tudo msm) tem que se adequar aos padrões atuais de conduta.
Eles querem agora controlar o que vc pensa
Foi por essa razão que meio que parei de assistir tv. Assisto apenas telejornais ou jornalísticos (Brasil Urgente por exemplo). Me recuso a ficar muito tempo, filtro mentalmente todas as mensagens recebidas até mesmo em comerciais por mais singelas ou inocentes que possam ser. É triste, paranóico eu diria, mas vital para suportar esse mundo como ele está.
E é inacreditável como isso é feito. Esses dias eles tão pegando leve, mas se juntarmos os principais canais hoje de comunicação social (Facebook, Google +, Pinterest e Instagram) vocês vão ver um monte de exemplos negativos (só não tem nos meus pq fiz um limpa ontem, eu queria mostrar pra vocês), principalmente relacionado a esquerda atual (como eu disse no post anterior), é batata, ELES VIGIAM TUDO. Eu não pretendo (mais uma vez) entrar na raiz do problema, ainda mais por que não quero fazer da minha página um motivo de conotação pra eles, mas não preciso dizer que toda a ideologia "popular" conhecida como funk, favela, o crime, etc vem sendo usada como instrumento de repressão (negros reprimindo brancos por exemplo) e corrupção (imagens obscenas, banalização feminina, criação de um homem padronizado e controlado por exemplo). Qualquer semelhança com The Wall não é mera coincidência.
O engraçado é que tudo isso já vem alertado há muito tempo. Eu vou adicionar um vídeo na descrição, do professor Antonio Roberto Vigne, cientista político, no qual ele cita vários autores e faz um panorama de como essa doutrinação ocorre na atual DC e principalmente na Marvel. A criação da Hydra (uma clara alusão ao socialismo e de seus perigos), Stan Lee já nos alertava em cima do lema da organização secreta inimiga do Capitão América ("corte uma cabeça, nascerão duas no lugar"), não é bem isso que estamos vendo na realidade?
A idéia de vigilância nunca foi tão forte como agora
É real. Não estamos sozinhos. A idéia inocente de que nossa vida hoje é só nossa caiu em desuso, principalmente com a gigantesca luta hoje que vc emprega pra afirmar a sua identidade. Tenha isso em mente, é melhor ser chato, vigiar, apontar do que se render a essa padronização sem medida, que tenta nos colocar em recipientes iguais, em quantidades iguais. NÃO SOMOS IGUAIS. Essa história de que todos tem o mesmo numero ou tem que aprender as mesmas coisas é uma furada sem tamanho.
Vale a pena assistir.
A liberdade é a liberdade de dizer que dois e dois são quatro. Quando se concorda nisto o resto vem por si.
Comentários
Postar um comentário