Um mundo sem paredes e sem janelas

Bom dia. Me chamou a atenção hoje um assunto que resolvi compartilhar com vcs.
A publicação de um vídeo de uma decapitação no facebook (a rede social mais popular do mundo), causou repulsa em muitas pessoas e muitas manifestações de contentamento de muitos sites e pessoas que tentam despertar a atenção da maioria que prefere ignorar certos fatos ocorridos no nosso mundo.
O problema não é que isso acontece, que isso acontece, td mundo sabe. Basta dar uma olhadinha em programas como df alerta, brasil urgente e até no no jornal nacional nos últimos tempos. O fato curioso foi a repercussão do vídeo. Para quem não lembra, o vídeo só no Brasil teve 150.000 compartilhamentos, duvido que o Neymar tenha tido tanta mídia em cima.
Isso fora a polêmica criada que despertou até programas populares como Eliana, Gugu para uma realidade cruel acontecida na chamada "la migra", ou a fronteira do méxico para os estados unidos. Nos últimos anos, milhares de pessoas foram assassinadas pelo narcotráfico e tráfico de pessoas por lá, em níveis bastante alarmantes. Mas voltemos para o que aconteceu aqui.
O facebook sejamos sinceros, é a rede social do povão. Gosto muito do google +, mas fica claro que cada dia mais ele se volta a um público mais restrito, principalmente com áreas como tecnologia, descobertas científicas, e até campos da psicologia. Isso fora o filtro sinistro que a google impõe sobre suas publicações (censura msm). E a cúpula do facebook foi clara, como se trata de uma rede social criada nos estados unidos, bateu o martelo sobre a liberdade de expressão e autorizou não somente o vídeo mas qualquer vídeo, mesmo que seja repulsivo, "os usuários que iriam decidir se é adequado ou não", disse o senhor Zuckerberg.
Bom só pra melhorar um pouco esse texto. Digo a quem não quer assistir essas coisas que não assistam, mas elas existem e há muito tempo. Vídeos dessa natureza pipocam na chamada "Deep Web", e são bem reais. Bem reais mesmo. A deep web é simplesmente a internet das antigas, com suas teorias de conspiração mundais, sem filtros, que mostra sem nenhuma censura tudo que não conseguimos ver através da nossa internet normal, sem muros e sem janelas, o mundo como ele é. Existem programas como o Tor, que conseguem ver tudo que a mídia e os meios oficiais de comunicação tentam esconder de nós, pobres incautos.
Não irei perder tempo aqui tecendo teorias conspiratórias, apenas estou oferecendo a vara de pescar para quem quiser se aventurar nesse mar obscuro. E para terminar vou fazer uma pequena reflexão sobre o assunto. Aplaudo a iniciativa do facebook em não disseminar, mas permitir, mesmo que seja por um breve momento, que os usuários de uma rede social que originalmente tinha apenas o objetivo de trocar fotos escolares ou de comemorações, tenham acesso a um mundo cão, longe das discussões muitas vezes superficiais desse tipo de site, e também disseminar polêmicas que muitas vezes chefes de estado, preferem fazer vista grossa, e fingir que não estão vendo, muitas vezes sendo até mesmo seus próprios vizinhos.

Comentários

Postagens mais visitadas