Uma declaração muito polêmica

Lá vou eu com mais uma polêmica.


Nesses dias atrás uma garota paulista provávelmente membro de um grupo separatista em Sampa publicou no Twitter uma frase contra os nordestinos de lá, dizendo que eles não são gente e sugerindo que matem um deles afogado. Uma declaração sincera e pra lá de polêmica.

Bom logo de cara lá vai minha opinião, sou paulista e me desagrada sim, a verdadeira invasão de outras regiões por causa de problemas políticos e problemas relacionados a região. Por quê? Pois sobra muito menos espaço para as pessoas daquela região se expressarem livremente. É fato que entre as pessoas do nordeste, muitas tem preconceito contra paulistas. Isso é fato e eu mesmo já sofri preconceito de nordestinos muitas vezes por me declarar paulista aqui no DF.

No Distrito Federal hoje temos uma verdadeira invasão nordestina. Patrocinada por um governador que ficou anos no poder, marginalizaram a culura local e como disse um louco (pra dar uma declaração dessas só pode ser) no programa Superpop, "vocês vieram pra comandar"...rs (!) Comandar o quê? Forçar goela abaixo as suas tradições em detrimento de uma cultura local? É um absurdo.

Sou completamente a favor do que ela disse, sou por que a Constituição de 1998 nos garante a LIBERDADE DE EXPRESSÃO. Da mesma forma que o programa Fala que Eu te Escuto dá a opinião cristã das notícias mundiais (e detalhe com muita democracia, o que é raro) fazendo uso até de novos programas como o Twitter.
O nosso país tem muito a evoluir nessa questão. Por exemplo, pra variar, nos Estados Unidos a liberdade é total. Você pode xingar o governo, queimar a bandeira, queimar dinheiro, virar a bandeira de cabeça para baixo, xingar os sulistas ou xingar os nortistas, atacar outras religiões e formular cultos apocalípticos entre outras coisas. Lá a liberdade é total. Hoje no Brasil se você chamar o negro de negro você está sendo preconceituoso, é uma liberdade VELADA, CERCEADA, não temos realmente liberdade de falar o que quisermos, ou seja refaçam a lei por que ela diz uma coisa e na prática é outra.

Preconceito ou não, a questão é polêmica. E põe em cheque valores que nos são garantidos em lei federal. A garota hoje se encontra cerceada, tiraram até o emprego dela por causa dessa declaração, e nem de casa ela tem saído. A real é que ela soltou apenas a sua opinião, que deveria ser respeitada e sim, debatida, e talvez flagelada, mas temos de respeitá-la, pois apesar do senhor Batoré (putz) querer criar um levante regional, essa opinião dessa garota reflete o que muitas pessoas pensam, e não somente em São Paulo.
Dos tempos para cá tem havido um verdadeiro resgate da cultura nordestina com muitas séries dramáticas até muito boas. É preciso sim levar o lixo para fora e recuperar ou melhorar o que já está bom. Não sou contra a Regina Casé mas acho que ela tem mostrado o pior de lá (aliás nunca fui lá) tem muita coisa boa ai que merece ser mostrada.

O movimento separatista de São Paulo é legítimo e existe há vários anos. São Paulo tem sim condições de ser autônoma, é bom que isso seja dito aqui, é um estado rico, senão o mais rico do país e tem economia própria, poderia se separar sim, assim como muitos estados da federação poderiam.

O preconceito dado aos nordestinos nos estados do sul do Brasil reflete a defesa cultural que é necessária para que um povo não perca o seu rumo, porém sem exageros. Se fôssemos mais vigilantes aqui no DF teríamos mais cuidado a essa questão cultural, afinal quem tem o domínio do folclore e crenças, tem com certeza o domínio de um povo. E aqui nós já perdemos essa guerra há muito tempo. Basta ir as satélites e ver o gosto das pessoas, o regionalismo está em todos os lugares e com isso a cultura local (não necessáriamente o rock) vai perdendo muito espaço.

Para terminar, deixo aqui, que estão falando de um pedido de desculpas ao nobre povo nordestino, que deixem isso quieto, afinal vocês falam mal das gente (os paulistas) assim como descemos a lenha em vocês, é cultural e não há maldade nenhuma nisso. Já falei aqui e falo novamente, precisamos derrubar essas paredes desse muro de politicagem correta e falsa moralista existente no nosso país, um verdadeiro Muro de Berlim cultural. Regionalismo sempre existiu e sempre existirá enquanto o Brasil for unido.
 
Bem galera espero que tenham gostado, aos que ficaram um pouco indignados, não levem a mal é apenas opinião. Até o ano que vem.

Comentários

Postagens mais visitadas