A diferença entre senso crítico e estupidez

Olá novamente. Nada como as férias não é? Como sempre tenho assuntos polêmicos para falar e este é bem polêmico. Por acaso alguém já ouviu falar de um programa de tv chamado "Esquadrão da Moda"?  Pois bem neste programa na minha sincera opinião temos um dos maiores exemplos de discriminação atuais.
A discriminação atual não é feita se você é negro ou branco, afinal pobreza não tem cor e muito menos distinção. Ela é feita hoje por estilistas e alguns designers que acham que existe um padrão para tudo, desde a beleza física até o carro que você deve comprar. É claro que essa crítica não vai fazer com que esses programas parem, afinal explorar a fantasia, a simplicidade e a originalidade faz parte da mídia televisiva, afinal tudo que eles vestem é doado por um desses caras, mas atualmente parece que virou mania fazer piada da diferença alheia, o que poderia ser considerada uma saudável brincadeira, virou uma forma de padronizar e tornar as pessoas iguais ao padrão que eles querem colocar.
Achou pesado? Pergunte-se a si mesmo quantas vezes você quantificou uma pessoa apenas pelo fato de possuir uma característica, um estilo, ou até um penteado diferente. Não quero dizer que apenas a mídia televisiva tem culpa nisso, mas são eles que realmente mandam nesse país. O vírus da comunicação em massa as vezes não repassa apenas padrões saudáveis, na verdade o que atrai a maioria são os que não passam nada de bom.
Vivemos o efeito Lady Gaga na sociedade atual. Há muito tempo não uso mais orkut, e acho que tem muita gente que faz o mesmo. E vi uma comunidade que confundia a questão de inveja e senso crítico. Ora, senso crítico é uma forma de separar o que é bom e o que é ruim em um significado mais tosco, porém a noção de bom e ruim varia de uma pessoa para outra. Criticar os outros sem base ou provas não tem nada de senso, é xenofobia, é estupidez.
O século 21 pode ser chamado atualmente de o século da carolagem. Compramos o melhor carro por que a mídia nos diz para comprar. Compramos as melhores roupas e nos endividamos por que dizem que isso é moda. Se fala muito pouco do lado interior, até as religiões parecem grandes empresas.
Só pra terminar já que este assunto é extenso, com programas como esse não se assustem quando ouvirem que vocês são obsoletos (aliás isso já acontece) e eles estão com a razão. Hitler fez uma nação todinha se transformar em assassinos cruéis desse jeito, e não foi há muito tempo.

Comentários

Postagens mais visitadas